‘Dia D’: Mobilização contra sarampo será no próximo sábado
Tópico : Saúde





A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para crianças e jovens de 5 a 19 anos, lançada nesta segunda-feira, 10, pelo Ministério da Saúde, já está com o dia de mobilização agendado: o “Dia D” será neste sábado, 15 de fevereiro. Nesta data, as unidades de saúde permanecem abertas para vacinar a população que tenha dificuldade para comparecer ao local durante a semana. Em Rio Preto, a UBS Parque Industrial ficará aberta das 8h às 17h para imunizar o público-alvo.



A campanha segue até o dia 13 de março. As doses estão disponíveis em 25 unidades de saúde do município – as salas de vacina das UBS Vila Elvira e Jardim Americano estão fechadas para reforma. Para a faixa etária da campanha (5 a 19 anos), o esquema vacinal é de duas doses.



“Temos uma cobertura alta dessa faixa etária, ainda assim encontramos pessoas com dose em atraso ou que perderam a carteira de vacinação e não sabem se estão adequadamente vacinadas. Há casos de adolescentes que na infância tinham alguma contraindicação e, agora, estão aptos a tomar a vacina. Por isso, a campanha é importante”, ressalta a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.



Esquema vacinal contra o sarampo:

– Dose zero: para bebês de seis a 11 meses de vida

– Duas doses: de um a 29 anos

– Uma dose: de 30 a 59 anos



A próxima etapa da campanha será voltada para adultos de 30 a 59 anos e está prevista para o segundo semestre de 2020.



Serviço:

Dia D: Vacinação contra sarampo

Local: UBS Parque Industrial – R. Expedicionários, 1.541 – Parque Industrial

Data: 15/2/2020, sábado

Horário: das 8h às 17h